AGENDA

Sep
2
Sun
2012
Protecção de olivais tradicionais, antigos e monumentais
Sep 2 all-day

2012

Realizou-se no dia 2 de Setembro, no âmbito do projecto ASAS – Aldeias Sustentáveis e Activas (Programa Rede Rural Nacional) e inserido na XIV Semana Cultura de Safara, uma iniciativa dedicada à protecção dos olivais tradicionais, antigos e monumentais, que contou com a participação de uma dezena e meia de olivicultores e proprietários de olivais da freguesia de Safara.

A sessão foi orientada por José Pedro Fernandes de Oliveira, e constou de uma  conferência seguida de debate no Centro de Artesanato e Cultura e de uma visita técnica a um olival situado nos arredores da aldeia.

O palestrante é ex-professor de agronomia, olivicultor e proprietário de um olival de 15 hectares localizado próximo de Vila Verde de Ficalho (concelho de Serpa), em que predominam oliveiras tradicionais e antigas, e entre estas um número apreciável de árvores monumentais, cuja recuperação e conservação lhe valeu em 2011 a atribuição de uma menção honrosa do Prémio Nacional de Ambiente.

 

 

Mar
23
Sat
2013
Apresentação do romance Os demónios de Álvaro Cobra, de Carlos Campaniço
Mar 23 @ 16:30 – 18:30

2013

No dia 23 de Março, foi apresentado no Centro de Artesanato e Cultura de Safara o mais recente romance de Carlos Campaniço, Os demónios de Álvaro Cobra, com a presença do autor. Recorde-se que Carlos Campaniço é natural de Safara e venceu com esta obra o Prémio Literário Cidade de Almada 2012. A apresentação do livro esteve a cargo do escritor Mário Zambujal.

SINOPSE

A aldeia de Medinas seria um lugar bem mais aprazível não fosse contar- se entre os seus habitantes Álvaro Cobra, um lavrador que atrai fenómenos sobrenaturais e tão depressa é tido por bruxo como por santo: não chorou ao nascer, com um mês já tinha dois dentes, consegue ouvir a Terra girar sobre si própria, tem uma cadela que adivinha o tempo e, além disso, já morreu duas vezes – mas ressuscitou, e desde então um bando de grifos faz ninho no seu telhado. A sua estranheza impediu-o, porém, de arranjar mulher, mas o encontro com a filha de um nómada que vende torrão doce na Feira de Setembro promete mudar esse estado de coisas, ainda que a união traga surpresas (nem sempre agradáveis) quer ao próprio lavrador, quer às mulheres da sua família: a bisavó Lourença, que conta cento e cinquenta anos mas guarda invejável lucidez; a mãe, que consegue trabalhar a terra com uma mão e cozinhar com a outra; ou mesmo Branca Mariana, a irmã excessivamente febril que vive prostrada numa cama onde os lençóis chegam a pegar fogo. Do casamento atribulado, nascerá Vicente, o filho de quem se espera uma existência completamente distinta da do pai. Porém, tratando-se de um Cobra, nunca fiando… Ao ficcionar uma aldeia alentejana em finais do século XIX – na qual judeus, árabes e cristãos andam às turras e os mitos ganham terreno à realidade -, Carlos Campaniço oferece-nos uma galeria de personagens inesquecíveis, que vão de um anarquista à dona de um bordel ambulante, e recicla de forma original o realismo mágico para revisitar as virtudes e os defeitos das pequenas comunidades rurais do nosso Portugal.

 

May
4
Sat
2013
2º Curso Prático de Produção, Secagem, Destilação e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais
May 4 – May 4 all-day

2013

Realiza-se no fim-de-semana de 4 e 5 de Maio de 2013, no Centro de Artesanato e Cultura de Safara, o 3º Bloco do 2º Curso Prático de Produção, Secagem, Destilação e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais, promovido pela ADCMoura / Terra Plena, Território e Turismo, em parceria com a Herdade do Gamoal, Monte do Menir, Monte dos Abibes/Ervitas Catitas e Escola Superior Agrária de Santarém.

De natureza essencialmente prática, com as sessões de formação a decorrerem essencialmente em ambiente de exploração agrícola e orientadas por formadores especialistas no tema, alguns dos quais são eles próprios empresários do sector, este curso tem como objectivo dotar os/as interessados/as pelo tema das PAM e potenciais produtores / investidores de informação e competências que lhes permitam conhecer melhor e tirar partido das oportunidades identificadas neste sector económico em crescimento.

Neste 3º Bloco de formação serão abordados os seguintes conteúdos: Programas de apoio à agricultura, funcionamento e legislação; Análise de projectos de exploração de PAM; Noções elementares de elaboração de projectos e construção de modelos e negócio; Elaboração de projectos para explorações agrícolas de PAM.

O 1º Bloco do Curso decorrerá nos dias 13 e 14 de Abril, em Montargil, na Herdade do Gamoal e o 2º Bloco terá lugar em Monsaraz e Estremoz, no Monte do Menir e no Monte dos Abibes, nos dias 20 e 21 de Abril, respectivamente.

Jun
15
Sat
2013
3º Curso Prático de Produção, Secagem, Destilação e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais
Jun 15 – Jun 15 all-day

2013

Realiza-se no fim-de-semana de 15 e 16 de Junho de 2013, no Centro de Artesanato e Cultura de Safara, o 3º Bloco do 3º Curso Prático de Produção, Secagem, Destilação e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais, promovido pela ADCMoura / Terra Plena, Território e Turismo, em parceria com a Herdade do Gamoal, Monte do Menir, Monte dos Abibes/Ervitas Catitas e Escola Superior Agrária de Santarém.

De natureza essencialmente prática, com as sessões de formação a decorrerem essencialmente em ambiente de exploração agrícola e orientadas por formadores especialistas no tema, alguns dos quais são eles próprios empresários do sector, este curso tem como objectivo dotar os/as interessados/as pelo tema das PAM e potenciais produtores / investidores de informação e competências que lhes permitam conhecer melhor e tirar partido das oportunidades identificadas neste sector económico em crescimento.

Neste 3º Bloco de formação serão abordados os seguintes conteúdos: Programas de apoio à agricultura, funcionamento e legislação; Análise de projectos de exploração de PAM; Noções elementares de elaboração de projectos e construção de modelos e negócio; Elaboração de projectos para explorações agrícolas de PAM.

O 1º Bloco do Curso decorrerá nos dias 25 e 26 de Maio, em Montargil, na Herdade do Gamoal e o 2º Bloco terá lugar em Monsaraz e Estremoz, no Monte do Menir e no Monte dos Abibes, nos dias 1 e 2 de Junho, respectivamente.

Sep
5
Thu
2013
Intercâmbio de experiências em Safara e Querença
Sep 5 all-day

2012

 

O Projecto ASAS – Aldeias Sustentáveis e Activas (no âmbito da Rede Rural Nacional) entrou definitivamente na sua fase de implementação no terreno, com a realização das primeiras sessões descentralizadas e actividades de intercâmbio de experiências nos passados dias 4 e 5 de Setembro, nas aldeias de Querença (concelho de Loulé) e Safara (concelho de Moura), respectivamente.

Em cada um destes locais foi destacada uma prática que enfrentou um problema relevante para a comunidade ou possibilitou a dinamização do território. Assim, em Querença o tema tratado foi o do “Turismo, Ambiente e Emprego” (no âmbito do Projecto Querença) e em Safara “Serviços Comunitários e de Proximidade”, com destaque para a experiência do Centro Comunitário de Safara e do Projecto de Intervenção de Safara. A apresentação destas experiências decorreu no Centro de Artesanato e Cultura, seguida de uma visita pela aldeia com paragens nas sedes do Grupo União Safarense e Centro Comunitário de Safara, e contou com a presença de dirigentes de associações e IPSS de Querença e de outros locais do barrocal algarvio.

As sessões descentralizadas, que vão decorrer em diversos  pontos do território nacional, visam difundir o projecto e mobilizar as comunidades e organizações para os seus objectivos, bem como recolher testemunhos e contributos para a elaboração do Programa Mínimo de Revitalização de Aldeia. Este Programa tem como objectivo desenhar uma proposta para intervenção em contexto de aldeia, seguindo critérios de sustentabilidade e envolvimento das sociedades locais, construída a partir da recolha de experiências e dos contributos das entidades e comunidades envolvidas, nomeadamente as que resultam das actividades de intercâmbio entre aldeias, com a troca de experiências entre diferentes comunidades e agentes locais, como sucedeu em Querença e Safara. Com estas visitas, pretende-se estimular a percepção das dificuldades e possibilidades de intervenção de forma conjunta, possibilitando a partilha e a aplicação de boas práticas noutros territórios.

Safara – terra de artesãos: exposição e venda de artesanato
Sep 5 – Sep 7 all-day

2012

A ADCMoura participou, entre 5 e 8 de Setembro, na XVª edição da Semana Cultural de Safara, cabendo-lhe a organização da exposição “Safara – terra de artesãos”, patente nas instalações do Centro de Artesanato e Cultura.

A acompanhar a mostra e venda de objectos artesanais, dos cestos de “burrico” às cadeiras de buinho, passando pelos trabalhos em pele, cortiça, metal e tecido, foi apresentado um levantamento de fotografias e de histórias de vida dos próprios artesãos que encantou as muitas centenas de pessoas que visitaram a exposição e que será brevemente objecto de publicação.

Esta exposição é um dos 20 eventos planeados ao longo do ano de 2013 para comemorar publicamente o 20º aniversário da ADCMoura, significando ao mesmo tempo a celebração de 15 anos de trabalho dedicados à promoção do artesanato da aldeia.

A este propósito, foi produzido o seguinte texto, que abria a exposição:

A ADCMoura – Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura cumpre este ano o seu 20º aniversário.

Ao longo destas duas décadas de existência, a ADCMoura orgulha-se de ter contribuído amplamente, através de projectos de inovação social, para a criação directa e indirecta de emprego e rendimento na região, a ampliação do acesso das populações e organizações do território a formação, informação e apoios financeiros e técnicos, a promoção e valorização dos recursos e da identidade locais, interna e externamente.

No contexto das novas oportunidades de desenvolvimento que hoje se perspectivam para o mundo rural, os recursos naturais e culturais são cada vez mais encarados como um factor-chave do desenvolvimento sustentável dos territórios. Ciente das potencialidades do concelho de Moura a este nível, a ADCMoura tem desenvolvido e previsto diversas iniciativas de carácter inovador onde se procura destacar a riqueza e diversidade do património natural e cultural existente e a sua importância no desenvolvimento de actividades económicas susceptíveis de gerar valor acrescentado e criar emprego e actividades, sem perder de vista o reforço da identidade cultural local e a melhoria da qualidade de vida das populações.

A este respeito convém destacar o capital de experiência e de conhecimento acumulado pela ADCMoura na dinamização das artes e ofícios tradicionais do concelho de Moura, e muito em especial da freguesia de Safara, quer ao nível da investigação, formação e associativismo, quer ao nível da assistência técnica, marketing e comercialização, com impacto no desenvolvimento sócio-comunitário, criação de emprego, geração de rendimentos e sustentabilidade, mas também enquanto parte de uma estratégia de marketing territorial e de promoção turística do território.

A recente criação do Centro de Artesanato e Cultura de Safara representa um passo mais na consolidação desta estratégia integrada. Pretende-se, com este equipamento, a dinamização múltipla das artes e ofícios e de outras actividades tradicionais e/ou emergentes baseadas no aproveitamento sustentável e inovador dos recursos do território, designadamente através da organização de ateliês formativos, de iniciativas pedagógicas direccionadas para as escolas, da criação de um pólo de actividades artesanais, com partilha de espaços e equipamentos e prestação de informação e tutoria especializada, em articulação com diversos organismos e programas de apoio, com destaque para o PRATA, e ainda de eventos de mostra e venda de produtos como o que agora se apresenta, e que é o resultado da participação de várias entidades, com destaque para os próprios artesãos e artesãs de Safara.

Enquanto visitante, obrigado também pela sua participação!

Sep
6
Fri
2013
Peddy-paper em Safara – “A minha aldeia branquinha”
Sep 6 all-day

2013

A ADCMoura participou, entre 5 e 8 de Setembro, na XVª edição da Semana Cultural de Safara, cabendo-lhe a organização do peddy-paper “À descoberta da aldeia branquinha”, que teve lugar  no dia 6, utilizando como roteiro o principal eixo viário da aldeia, entre a Achada de São Sebastião e o Largo das Ameias.

Tratou-se de um percurso de interpretação que concitou a atenção sobretudo dos mais novos, num convite à descoberta de elementos do património edificado e da história da aldeia de uma forma lúdica.

Uma das etapas do percurso, com os respectivos enigmas e perguntas, era dedicada à exposição sobre o artesanato da aldeia patente no Centro de Artesanato e Cultura de Safara.

No final, todos os elementos das equipas vencedoras receberam “vouchers” para serem trocados por produtos no comércio local, uma forma de apoiar a economia da aldeia que foi muito bem acolhida pelos comerciantes.

Oct
5
Sat
2013
4º Curso Prático de Produção, Secagem, Destilação e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais
Oct 5 – Oct 5 all-day

2013

Realiza-se no fim-de-semana de 5 e 6 de Outubro de 2013, no Centro de Artesanato e Cultura de Safara, o 3º Bloco do 4º Curso Prático de Produção, Secagem, Destilação e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais, promovido pela ADCMoura / Terra Plena, Território e Turismo, em parceria com a Herdade do Gamoal, Monte do Menir, Monte dos Abibes/Ervitas Catitas e Escola Superior Agrária de Santarém.

De natureza essencialmente prática, com as sessões de formação a decorrerem essencialmente em ambiente de exploração agrícola e orientadas por formadores especialistas no tema, alguns dos quais são eles próprios empresários do sector, este curso tem como objectivo dotar os/as interessados/as pelo tema das PAM e potenciais produtores / investidores de informação e competências que lhes permitam conhecer melhor e tirar partido das oportunidades identificadas neste sector económico em crescimento.

Neste 3º Bloco de formação serão abordados os seguintes conteúdos: Programas de apoio à agricultura, funcionamento e legislação; Análise de projectos de exploração de PAM; Noções elementares de elaboração de projectos e construção de modelos e negócio; Elaboração de projectos para explorações agrícolas de PAM.

O 1º Bloco do Curso decorreu nos dias 21 e 22 de Setembro, em Montargil, na Herdade do Gamoal e o 2º Bloco teve lugar em Monsaraz e Estremoz, no Monte do Menir e no Monte dos Abibes, nos dias 28 e 29 de Setembro, respectivamente.

Oct
21
Mon
2013
Acção de formação: Operações culturais de implantação, condução, manutenção e colheita do olival
Oct 21 – Nov 14 all-day

2013

A acção de formação decorre entre 21 de Outubro e 15 de Novembro, nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e de Outubro e 6, 7, 8, 14 e 15 de Novembro, entre as 18h30-22h30 (excepto 15 de Novembro: 9h-13h / 14h-17h), num total de 50 horas.

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: até 12 de Outubro

PLANO FORMAÇÃO PROFISSIONAL: “Capacitar a Acção”

FORMAÇÃO FINANCIADA: Formações Modulares Certificadas 2.3 (POPH)

DESTINATÁRIOS | activos empregados e desempregados > 18 anos, escolaridade mínima 6º ano

PRIORIDADE DE SELECÇÃO | ordem de inscrição

Nº FORMANDOS | 15 a 16

DURAÇÃO | 50 h

BENEFÍCIOS | Certificado de acordo com CNQ/Subsídio de alimentação/subsídio de transporte (caso a caso)

+ INFORMAÇÃO: 285 25 4931 / 96 732 8824 /adcmoura@adcmoura.pt.

INSCRIÇÕES E PROGRAMA DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO: ver em http://adcmoura.pt/html/formacao_modular.html

Oct
24
Thu
2013
Acção de formação: Produção, processamento e comercialização de mel
Oct 24 – Nov 1 all-day

2013

A acção de formação decorre entre 24 de Outubro e 2 de Novembro, nos dias 24, 25, 26 e 31 de Outubro e 1 e 2 de Novembro, entre as 19h-22h30 (excepto 26 de Outubro: 9h-13h / 14h-16h e 2 de Novembro: 9h-12h / 13h-15h), num total de 25 horas.

DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO: até 14 de Outubro

PLANO FORMAÇÃO PROFISSIONAL: “Capacitar a Acção”

FORMAÇÃO FINANCIADA: Formações Modulares Certificadas 2.3 (POPH)

DESTINATÁRIOS | activos empregados e desempregados > 18 anos, escolaridade mínima 6º ano

PRIORIDADE DE SELECÇÃO | ordem de inscrição

Nº FORMANDOS | 15 a 16

DURAÇÃO | 25 h

BENEFÍCIOS | Certificado de acordo com CNQ/Subsídio de alimentação/subsídio de transporte (caso a caso)

+ INFORMAÇÃO: 285 25 4931 / 96 732 8824 /adcmoura@adcmoura.pt.

INSCRIÇÕES E PROGRAMA DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO: ver em http://adcmoura.pt/html/formacao_modular.html